Passado o Campeonato Mineiro, começam agora as competições nacionais. A primeira delas é a aguardada Superliga, que inicia no dia 8 de novembro para o Montes Claros, contra o Funvic/Taubaté, no Caldeirão. Depois de datas intensas no regional, a equipe tirou um tempo para descansar e se preparar melhor para a disputa nacional.
Na competição estadual, o Pequi Atômico já sentiu o peso dos desafios que tem pela frente. Somados ao Montes Claros, Minas e Sada/Cruzeiro, favoritos ao título da Superliga, tornam a competição regional uma das mais fortes do país, que conta ainda com o Juiz de Fora Vôlei, também concorrente no torneio nacional.
O técnico Marcelinho Ramos conhece o caminho das pedras para vencer competições nacionais, mas sabe que não há fórmula mágica. “Acho que o time vem jogando bem por um período de tempo, mas oscila muito. Temos que procurar equilibrar isto, jogar bem por um tempo maior”, disse o treinador, quem tem no currículo três títulos da Superliga pela Ulbra (97/98, 98/99 e 02/03), além de dois vice, um pela mesma Ulbra e outro pelo Sada/Cruzeiro.
“O time está confiante e vem treinando bem. É só sabermos analisar os momentos de equilíbrio para mantermos por mais tempo. O que nos dá confiança e tranquilidade é justamente que o time vem construindo bons momentos”, completou.
Descanso
O time tirou folga nesta semana, para aproveitar um pouco de sombra e água frescas nestes dias em que a temperatura chegou à casa do quarenta graus. O treinador não voltou a Montes Claros após as semifinais do Mineiro e foi direto para Porto Alegre, de onde veio, para descansar e preparar o foco para a Superliga. Contudo, os atletas treinaram normalmente na segunda e na terça, sob o comando do assistente técnico Leandro Dutra. Logo após o treino da terça (20/10), os atletas foram dispensados e se reapresentam na próxima segunda (26/10) para atividade física na academia Unic.
Dutra acredita que num primeiro momento o foco será na análise do plantel, que contará com a chegada do reforço do Sada para a continuidade do trabalho. “O time vem jogando de uma forma coerente e boa. Vamos fazer uma análise desse grupo para podermos trabalhar da melhor forma possível. O Kadu vem aí, e vem para acrescentar poder ao time”, aponta o assistente.
O ponteiro Kadu ainda não tem data certa para apresentação, mas deve se integrar ao elenco do Montes Claros já no início do mês de novembro para disputar a Superliga pelo Pequi Atômico.
Rafael Martins, um dos jogadores que tem iniciado as últimas partidas do Moc no primeiro time, prepara a cabeça em Uberlândia, cidade onde mora a família, para retomar a rotina de treinos na próxima semana. O central reforça a opinião de análise do assistente Leandro Dutra. “Temos que pegar o que foi bom no Mineiro e aperfeiçoar ainda mais. Pegar os erros e minimizá-los ao máximo para estarmos bem preparados para a Superliga”, disse.
Sobre a competição, Rafael, que já disputou cinco edições, a última pelo Ziober/Maringá, diz que ansiedade antes da estreia existe, mas apenas até o apito inicial. “A Superliga é uma competição importante. Dá uma certa ansiedade, mas, a partir do momento que entro em quadra, tudo passa e vira uma coisa normal.”
Por: Cid Bruno
>> Acompanhe a equipe também nas mídias sociais. Estamos no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube com materiais exclusivos.
(Este material está liberado para reprodução. Os órgãos de imprensa devem
citar o Site Oficial do Montes Claros Vôlei como a fonte da informação)
#GoMoc #EuMaisSeis #MelhorTorcida #VemProCaldeirão