Na próxima partida do Montes Claros Vôlei em casa, contra o Minas, na quinta-feira (17), às 20h, o Pequi Atômico realizará ação de conscientização do Setembro Dourado, junto à Fundação Sara, uma das principais instituições sem fins lucrativos do Brasil com foco no câncer Infanto-Juvenil.
O Setembro Dourado foi criado para chamar a atenção de profissionais da saúde, pais, educadores e sociedade em geral para a importância de se dar mais atenção aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e também para exigir do poder público os devidos investimentos no atendimento aos pequenos pacientes. “Outro importante objetivo é ressaltar a importância da formação dos profissionais de saúde para o diagnóstico precoce da doença, o que aumenta significativamente as chances de cura. Infelizmente, muitos médicos ainda concluem o curso sem a devida qualificação neste sentido”, alerta a oncopediatra da Fundação Sara, Eliana Cavacami.
Na primeira partida da rodada dupla contra o Minas, crianças da Fundação Sara acompanharão nossos atletas na entrada em quadra, junto a balões brancos e dourados. Também, metade da arrecadação de alimentos na partida serão destinadas à Fundação Sara, que, atualmente, além da assistência, atua na promoção de conhecimento e melhoria do tratamento oncológico. Para isso existe dentro a entidade o Centro de Estudo e Pesquisa Sara Albuquerque Costa – Cesac. O objetivo é esforçar a importância do diagnóstico precoce e capacitar pais, professores e profissionais da saúde para estarem alertas aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. “Nós recebemos os profissionais na Fundação Sara ou então vamos até esse público fazer a capacitação”, explica a oncopediatra, Eliana Cavacami. Apesar de não realizar nenhum tipo de atendimento clínico na entidade, a Fundação sara reforma ambientes hospitalares da oncologia pediátrica onde as crianças e adolescentes são atendidos e adquire equipamentos para que o tratamento seja mais eficiente e o menos doloroso possível.
Mais sobre a Fundação Sara Albuquerque Costa no site www.fundacaosara.org.br
Comments
0