Depois de viagem na semana passada a Juiz de Fora, o Montes Claros América Vôlei voltou a pegar a estrada para mais um compromisso pelo Campeonato Mineiro. Apesar do cansaço pela sequência, o time do técnico Reinaldo Bacilieri promete manter a concentração no confronto diante do líder Sada Cruzeiro, nesta quarta-feira (11), às 20h (de Brasília), no Ginásio do Riacho, em Contagem-MG.

A atual série de partidas é considerada fundamental para o time embalar e conquistar o objetivo na competição: a classificação para a semifinal do Estadual. Depois de duelar com o clube celeste, o Coelhão voltará a jogar em casa, com curto intervalo entre as partidas. Primeiro, contra o Monte Carmelo – sexta-feira (13), às 19h30 – e Araguari – domingo (15), às 17h.

Para alcançar bons resultados, o elenco vem fazendo uma preparação intensa, a fim de somar pontos em todos os jogos que vem pela frente. E sabendo da importância de cada vitória, o técnico, Reinaldo Bacilieri analisou a situação atual da equipe.

“A preparação para a sequência de jogos, segue no sentido de correção dos jogos já feitos, conforme as coisas vão aparecendo, analisamos e pontuamos o que conseguimos evoluir. Atualmente, não temos mais o mesmo volume de treinamento, porque os jogos são muito próximos, então focamos para não repetir alguns erros. Outras situações acabam aparecendo e também vão sendo corrigidas, mas continuamos trabalhando, e dentro do momento é um processo natural. Infelizmente, as derrotas acabam colocando um peso a mais nisso, mas a gente tem que se valer de continuar concentrado naquilo que sabemos fazer e seguir melhorando, principalmente, para tentar buscar a classificação e, posteriormente, chegar bem na Superliga”, finaliza.

Em um momento tão importante como este para o MOC América, onde vencer não é apenas uma opção, o trabalho em equipe é algo primordial. Para exercer bem esta responsabilidade, o comandante da equipe, conta com o auxílio e experiência do preparador físico, Deividy Cedson e também do fisioterapeuta, Jomar Almeida, responsáveis por condicionar e preparar bem os atletas.

“Durante esta semana, que é realmente uma maratona, a gente vem trabalhando e condicionando os atletas para a manutenção do porte físico de cada um. Estamos focando na potência e na velocidade deles, para suportar esta jornada. Para cada jogo específico, temos um planejamento e em conjunto com toda a comissão técnica, fisioterapia e fisiologia é feito um trabalho com todos de acordo, pensando neste momento específico”, conta o preparador, Deividy.

Jomar Almeida relata que os treinos não são fáceis, a rotina é muito desgastante e, em alguns momentos, o elenco pode sentir a musculatura cansada e dolorida.

“Primeiramente há todo o planejamento junto com a comissão técnica, preparação física, fisiologista, treinador, estatístico, auxiliar técnico, para que estes profissionais cobrem menos dos atletas durante o treinamento e assim, eles consigam dar 100% no jogo. Este é o trabalho de fisioterapia junto com a preparação física, que a gente chama de recovery, um atendimento que fazemos, entre uma sessão e outra de preparação e ajuste desta musculatura para os atletas suportarem toda essa carga”, explica o fisioterapeuta.

Os jogadores se adaptam a esta estratégia e vem aprovando os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela comissão técnica. Segundo o ponteiro, Jonatas Cardoso, durante os treinos é fundamental ter muita disciplina e foco. Ele vem se destacando nos confrontos, e acredita que a preparação coletiva e dedicação fazem toda a diferença.

“O grupo está se preparando bem. Acredito que nos últimos jogos, erramos bastante, estamos buscando suprir essas falhas para dar mais trabalho aos adversários e não entregar tantos pontos de graça. Vamos buscar o nosso melhor, porque temos potencial e alcançaremos bons resultados nos próximos jogos. Temos o duelo contra o líder, Sada Cruzeiro, e neste jogo, vamos entrar sem muita preocupação, porque sabemos que será pesado. Vamos tentar forçar ao máximo o saque, para que a gente consiga quebrar o passe deles. Porque, nisto, jogamos muito bem e vamos trabalhar bastante para conquistar acertos”, conclui.

ACESSO GRATUITO

Os menores de 14 anos acompanhados dos pais ou responsáveis, estudantes de escolas públicas uniformizados, juntamente com professores ou pais, servidores públicos que apresentarem o último contracheque, possuem acesso gratuito ao poliesportivo Tancredo Neves.

CAMPANHA SOLIDÁRIA

Além disso, quem levar um quilo de alimento não perecível entrará de graça, mas é preciso realizar o cadastro no aplicativo Cosmo Pay, retirar o ingresso gratuito e apresentar o QR Code na portaria.

Os alimentos arrecadados serão destinados a dois projetos sociais que atendem famílias carentes em Montes Claros.